Como fazer boas promoções sem afetar os lucros | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Como fazer boas promoções sem afetar os lucros

Promoções fazem parte da rotina de loja de roupas e os clientes simplesmente adoram.

Não é pra menos, afinal ganhar um bom desconto nas compras é um incentivo a mais para quem deseja adquirir bons produtos com um precinho camarada.

Mas a depender do orçamento da loja, nem sempre é possível criar promoções. Antes é preciso se planejar muito, escolher os produtos certos e estudar muito bem a margem de lucro a qual se pretende chegar.

Isso porque uma promoção não significa apenas diminuir o preço dos produtos, a oferta precisa ser bem direcionada e ter um propósito bem definido. Afinal, esse tipo de ação tem impacto direto nos resultados financeiros de uma loja de roupas.

Por isso nada melhor para um lojista do que saber fazer boas promoções sem afetar os lucros!

Veja o que os especialistas dizem sobre o assunto: o que é necessário considerar para fazer promoções inteligentes em sua loja de roupas.

Garanta ganhos para os dois lados

Todos dizem: promoção inteligente é aquela que trás benefícios tanto para o cliente quanto para os donos de loja.

Não adianta tentar enganar o consumidor, ele está atento e sabe muito bem reconhecer se a promoção é realmente confiável.

Faça o cálculo da margem de lucro sobre os produtos e ofereça descontos que sejam viáveis para garantir um maior faturamento para a loja e deixar os clientes plenamente satisfeitos.

Defina os objetivos da ação promocional

Uma questão muito importante para realizar boas promoções sem afetar os lucros da loja é definir muito bem o que se pretende alcançar com elas.

Para que você não se perca no meio do caminho, é recomendável que você avalie suas necessidades imediatas, com intuito de criar uma ação promocional que seja eficiente e rentável.

Avalie as seguintes possibilidades:

  • Reter clientes;
  • Reduzir o estoque da loja;
  • Tornar a marca conhecida;
  • Explorar uma nova coleção;
  • Aumentar as vendas;
  • Atrair novos clientes;
  • Obter mais lucros;
  • Outros.

Seja qual for seu objetivo, tenha em mente que você deve perseguí-los até o fim para poder conquistar os melhores resultados.

Analise com cuidado o seu orçamento

Antes de fazer uma promoção sem afetar os lucros, você precisa entender se o benefício oferecido ao cliente não impactará de forma negativa o orçamento da sua loja.

Para que isso ocorra de forma tranquila e sem estresse, é essencial que você entenda sobre formação e variação de preço dos produtos que você comercializa.

Assim fica mais fácil aplicar o desconto sem reduzir a margem de lucro e a rentabilidade já previstas!

Fique de olho na Margem de Contribuição Unitária

Entenda como calcular:

Definidos os objetivos e a situação do orçamento da sua loja de roupas, é hora de identificar a Margem de Contribuição de cada produto.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Margem de Contribuição Unitária = Preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis).

Com essas informações em mãos é possível reconhecer em quais itens ela é maior ou menor.

Se a margem de determinado produto for baixa, não é recomendado colocá-lo em promoção, pois pode comprometer a rentabilidade de sua loja de roupas.

Mas se ela for alta, torna-se perfeitamente viável aplicar o desconto sem ter quaisquer prejuízos.

Caso algo dê errado, o ideal é que você reavalie cada ponto e refaça seu plano sempre que necessário. Agora, se os resultados forem positivos, não hesite em seguir o mesmo roteiro para realizar outras ações promocionais.

No mais, faça bastante divulgação nas redes sociais, interaja com o público e nunca desvie do objetivo maior de fazer boas promoções sem afetar os lucros!

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