O que fazer com um vendedor desmotivado em sua loja?

Um lojista experiente deve saber que por mais que se faça investimento com divulgações, melhorias na estrutura da loja e se tenha uma farta oferta de produtos, ter um vendedor desmotivado pode colocar tudo a perder.
 
É simples de entender: o vendedor é o grande elo entre a loja e o consumidor e se ele estiver desanimado, sem energia e brilho nos olhos, fica realmente difícil negociar com os clientes e fechar boas vendas.
 

Mas como fazer um vendedor desmotivado se tornar mais produtivo, mais enérgico e um verdadeiro campeão de vendas?

Desenvolvemos esse artigo para você aprender a como lidar com esse tipo de situação e potencializar o desempenho do seu time de vendas. 
 
Não perca mais tempo, incentive seus colaboradores para serem os grandes defensores da sua marca!
 

Identifique o problema

Tente reconhecer o vendedor desmotivado, saiba o que o está impedindo de trabalhar com empenho e máximo de dedicação.
 
Para isso, chame-o para uma conversa e seja totalmente franco a respeito da sua insatisfação quanto à entrega de resultados.
 
Dê a ele a chance de se colocar e falar abertamente sobre o que ele pensa da sua conduta como líder, se há falta de incentivo e
reconhecimento, por exemplo.
 
Às vezes pode ser simplesmente uma fase difícil que ele está passando e precisa apenas ser ouvido e acolhido nas suas dificuldades.
 
Se você não estabelecer esse diálogo, você nunca vai saber os motivos pelos quais você tem em sua loja um vendedor desmotivado e pouco empenhado em suas funções.
 
Portanto, o primeiro passo como você pôde ver, é ouvir mais e julgar menos!
 

Crie regras e processos de vendas

como lidar com um vendedor desmotivado
 
Muitas vezes o vendedor fica perdido, pois não sabe ao certo o roteiro que deve seguir e quais são as metas que precisa atingir.
 
Ele vai levando o barco sem receber instruções adequadas e gradativamente vai ficando desanimado por não saber os verdadeiros objetivos da loja na qual trabalha.
 
Sim, bagunça e falta de informação tornam o vendedor desmotivado, afinal ele espera contar com regras claras instituídas conforme a demanda da loja.
 
Então para engajar sua equipe de vendas, estabeleça critérios para uma abordagem mais assertiva, crie metas realistas e monitore suas ações dia após dia.
 
Mas não se esqueça de dar liberdade suficiente para que seus colaboradores criem sua própria rotina, encontrem a melhor forma de trabalhar e superar desafios.
 
Crie metas com recompensas!
 

Oriente o vendedor desmotivado a vender mais e melhor

dicas para motivar vendedor de roupas
 
Um bom líder também tem que saber auxiliar no processo de vendas. Não apenas impor, mas saber guiar, sendo esse o seu papel principal.
 
Por exemplo, existem vendedores mais expansivos e eles podem pecar com o excesso ao abordar clientes mais retraídos, que gostam de manter certo distanciamento.
 
É justamente nesses momentos que você deve mostrar a seus funcionários que é preciso reconhecer os variados tipos de consumidor para oferecer um atendimento personalizado.
 
Desse jeito, você vai conseguir montar um time coeso e mais qualificado aos olhos dos clientes da sua loja de roupas. Pode ter certeza, que isso faz uma grande diferença!
 
No mais, valorize seus funcionários, recompense-os pelo desempenho, ofereça presentes e bonificações.
 
Se você ainda não trabalha com comissão de funcionários, talvez essa seja a hora de dar um motivo a mais para fazer com que o vendedor desmotivado se torne mais produtivo.
 
 
E aí, gostou das nossas dicas de hoje? 
 

Aproveite que você está por aqui e conheça as vantagens de se tornar um revendedor Darlook Jeans!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário