O que fazer se um cliente pedir o dinheiro de volta? | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

O que fazer se um cliente pedir o dinheiro de volta?

O cliente pedir o dinheiro de volta é uma situação relativamente comum, principalmente quando ele compra uma peça de roupa com defeito de fabricação e não consegue efetuar a troca pelo mesmo item ou algo similar.
 
Inclusive é um direito assegurado por lei a devolução de mercadorias dentro do prazo de sete dias, seja pela compra efetuada em lojas físicas ou virtuais, sendo obrigatório dentro dessas duas modalidades.
 

Isso é algo recorrente em sua loja de roupas? Você sabe exatamente o que deve fazer se um cliente pedir o dinheiro de volta?

Veja a melhor forma de lidar com essa situação e evitar problemas com o consumidor!
 

Crie uma política interna de devolução

Para criar uma política interna de devolução é preciso ter conhecimento sobre as leis que determinam condições e prazos para essa finalidade.
 
Assim é possível não cometer falhas e não se colocar em situações desagradáveis que podem culminar em prejuízos ainda maiores.
 
Sabendo certinho quais são os direitos do consumidor, fica muito mais fácil incorporar medidas que diminuam ao máximo as taxas de cancelamento em sua loja.
 
Além de ficar por dentro das regras, é preciso também padronizar os processos e treinar os funcionários para tentar reverter a situação dentro do que for possível.
 

Seja transparente com o cliente

Bem, não adianta nada ter uma política de devolução se ela não for anunciada aos quatro cantos. Ou seja: é fundamental divulgar e deixar claro todos os detalhes.
 
Assim, se um cliente pedir o dinheiro de volta, você consegue se negar quando for constatado que isso não condiz com os critérios anteriormente informados.
 
Então para evitar constrangimentos futuros o melhor que você tem a fazer é divulgar na sua loja física e/ou virtual, no site e nas redes sociais como tudo funciona.
 
Proteja sua loja de danos: seja transparente com seus clientes antes mesmo que eles efetuem a compra!
 

Tente convencer o cliente a desistir da devolução

Muitas vezes um cliente decide devolver o produto porque fez a compra por impulso ou simplesmente chegou em casa e não ficou satisfeito.
 
Quando isso acontece fica muito mais fácil estabelecer um diálogo e convencê-lo a trocar o item por outra peça, algo que de fato possa lhe agradar.
 
Nessas horas é essencial saber ouvir o cliente, olhar nos olhos e demonstrar total interesse em achar uma solução para o problema que ele apresenta.
 
Oferecer um desconto pode ser uma excelente opção ou até mesmo disponibilizar condições especiais de pagamento para a próxima compra.
 
Agora, se nada disso adiantar, não insista, não crie uma situação ainda mais chata. Se for o certo, faça a devolução do dinheiro e pronto!
 
Por fim, disponibilize canais de atendimento para lidar melhor com as reclamações e dúvidas e procure transformar experiências ruins em algo positivo.
 
Direcione seus esforços para a retenção de clientes e jamais perca eles de vista!
 

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